A perda auditiva pode ser decorrente de alguma doença pré ou pósnatal. Fatores genéticos e algumas doenças podem causar perdas auditivas, assim como alguns tratamentos mais agressivos para doenças graves. Além dos fatores orgânicos, fatores ambientais, ocupacionais, emocionais ou uma combinação deles podem concorrer para o surgimento da perda. É importante que se procure ajuda o quanto antes e que sejam investigadas as possíveis causas da perda auditiva.

Há sempre uma alternativa para que todos possam se beneficiar desta mágica maravilhosa que é "ouvir" e sentir a emoção que os sons nos despertam.

Causas no ouvido externo:

Vários podem ser os fatores que levam à perda de audição, porém algumas vezes as causas podem ser desconhecidas. Problemas típicos na orelha externa incluem obstrução por cera e infecções do canal auditivo. De modo geral, tratar estes problemas não é com plicado, mas é importante agir rapidamente, para evitar danos à audição.

A alteração auditiva causada por problemas na orelha externa ou média é chamada perda auditiva condutiva. Se os danos são na orelha interna, chamamos de perda auditiva neurosensorial. Se ambos os casos ocorrem ao mesmo tempo, chamamos de perda auditiva mista.

...

Edilene Boéchat

Fonoaudióloga, há 30 anos trabalhando na área da audição e linguagem, com grande experiência em adaptação de aparelhos de amplificação sonora.