A audição humana é condição para a comunicação oral. Além disso, é um sentido que nos conecta ao mundo e nos alerta 24 horas por dia sobre qualquer evento por isso sabemos que o que nos acorda não é luz ou odor, mas sim sons dos mais variados tipos. Só nos damos conta do quanto importante é ouvir quando somos suprimidos desta habilidade. A falta da audição pode causar vários problemas físicos, emocionais e sociais com implicações para o desenvolvimento e manutenção de nossa linguagem nos sentimos desconectados do mundo que nos cerca e nos isolamos.

COMO SE PROCESSA NOSSA AUDIÇÃO?

orelha interna:

A cóclea é um pequeno canal, em forma de caracol, localizada no osso temporal. Os três canais da cóclea são preenchidos com uma substância que corre por toda a extensão do órgão e enviam sinais elétricos ao nervo auditivo. O canal intermediário contém o órgão de Corti e as células ciliadas. O movimento desta substância inicia uma reação em cadeia que faz com que estas células se movimentem. A flexão das células ciliadas envia impulsos elétricos ao oitavo nervo, que transmite o sinal para o cérebro.

orelha média:

A vibração do tímpano move três pequenos ossos (chamados ossículos) na orelha média. Esses ossos são chamados de martelo, bigorna e estribo. Os ossículos amplificam a vibração produzida e transferem esta energia para a cóclea (órgão sensor) na orelha interna.

orelha externa:

A porção externa da orelha tem uma anatomia especial para que possa capturar as vibrações sonoras que estão no ar. As ondas sonoras viajam pelo canal auditivo externo e atingem a membrana timpânica, que irá produzir uma vibração diferenciada.

Parte integrante e essencial para a reabilitação, seja para as perdas adquiridas ou para as congênitas, é o uso dos aparelhos de amplificação sonora individuais ou do implante coclear. Hoje, estes dispositivos, vulgarmente chamados de "aparelhos auditivos" apresentanm grande evolução tecnológica e oferecem aos seus usuários excelente qualidade sonora.

...

Edilene Boéchat

Fonoaudióloga, há 30 anos trabalhando na área da audição e linguagem, com grande experiência em adaptação de aparelhos de amplificação sonora.